quinta-feira, 23 de junho de 2011

Anos 50

Oi pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre a década mais linda, glamourosa e feminina de todas. Os anos 50!
Com o fim da guerra, as mulheres poderiam mostrar seus lados femininos nos seus looks e até na maneira de se arrumar. Os cabelos ondulados, as bocas vermelhas, o delineador ... algumas caractéristicas da época que até hoje se usa e fica super fashion!

Na moda

Uma campanha de Cristian Dior (new look) fez com que os vestidos fossem com várias e várias camadas de tecido, com a saia do vestido bem ampla e na altura do tornozelo, que foi um hit na época. Como a guerra fez com que as mulheres fossem práticas na hora de se vestir, com o fim da guerra, essa nova proposta de Dior, atendeu aos desejos da mulher de ser realmente uma mulher. Glamourosa, com acessórios, jóias e peles. Essa silhueta da cintura bem marcada e da saia ampla, atravessou a década com muita sofisticação, que até então foi um marco muito forte dos anos 50.


Foi também nessa época que os grandes estilistas estavam começando seus impérios e conquistando o mundo da moda. Dando foco para Paris, que já estava sendo a capital da moda desde então. Chanel por sua vez, reabriu sua maison, que por causa da guerra estava fechada na capital francesa. E desde então com 70 anos de idade, criou peças que marcariam sua história como a bolsa tiracolo em matelassê e o escarpin bege com a ponta escura. Na criação de sapatos em si, grandes nomes também surgiram. Roger Vivier foi um dele, que criou o salto-agulha.
No final dos anos 50, a sofisticação cara, foi perdendo fama. Então na França, Jacques Fath foi um dos pioneiros a se voltar para o prêt-à-porter, que seria muito mais fácil acesso as tendências das principais capitais da moda, para as pessoas comuns.
Empresas como Jaeger e Susan Small fabricavam roupas prêt-à-porter que atendiam as tendências da época. Pela primeira vez na época, pessoas comuns tinham acesso a criações de grandes estilistas, com um preço em conta. Com o sucesso do prêt-à-porter, vários editorias de moda de revistas foram dedicadas a tendência.

No cinema

Os anos 50 tanto na moda, como no cinema foram marcas de glamour e do luxo. Atrizes como Grace Kelly, Rita Hayworth, Brigitte Bardot e a diva Marilyn Monroe se caracterizavam pelo estilo sensual fatal mais ingénuo ao mesmo tempo. Lábios carnudos, seios fartos, sorrisos que encantavam a todos... Foram sinónimos de grandes atrizes de Hollywood da década. Que fez com que o luxo fosse uma coisa desejada por todas as mulheres. E quem poderia esquecer das lindas e formosas Pin-ups?! Sinónimos de sensualidade, batom vermelho, salto alto, delineador e delicadeza. Foram um marco nos anos 50! Podemos até dizer que aquela coisa que remete as lingeries, pode até vim do pin-up. Note nas fotos abaixo.
 Hoje em dia celebrs copiam o looks das pin-ups e fazem com que suas produções fiquem originais com uma pitadinha dos anos 50: Katy Perry, Dita Von Teese, Bettie Page, Christina Aguilera.. e muitas outras!



Mais não se engane, os anos 50 não foram só marcados pelo glamour e pelo sofisticado. Foi uma década de rebeldia para os jovens. A década viu o rock'n'roll nascer, que fez com que muitos jovens de revelarem sem seguir o sistema e sim a música. Motoqueiros vestidos em jeans e couro, e meninas usando calças cigarretes com um cigarro na boca. Esse era o visual rebelde da época para os jovens americanos. Eles buscavam criar a própria moda, sua personalidade. Foi dai que originou o streetwear.
O cinema foi uma grande influência para todos, mais principalmente para os jovens. Eles se identificavam com a rebeldia de James Dean em "Juventude Transviada" e com a brutalidade sensual de Marlon Brando em "Um Bonde Chamado Desejo".


Eu sou meio suspeita para falar, mais eu acho que a moda dos anos 50 ficaram na história da moda. E até hoje em dia algumas tendências da época são usada. E fica lindo! Um estilo vintage.Você pode traduzir tudo para o seu dia-a-dia sem ultrapassar o que você gosta mais usando de uma maneira que você se sinta bem. Fica super glamouroso por exemplo, usar um batom super vermelho numa balada. O vestido com a saia ampla também é super lindo e você pode usar agora que é inverno com uma meia calça bem diferente e uma jaqueta perfecto por cima. Todo o que é tendência não só nessa época, como em qualquer uma, você sempre pode traduzir para o seu gosto! Comentem o que acharam do post. Beijos e bom feriadão ;D

14 comentários:

  1. Olá Florence!
    Gostaria de dizer que gostei muito do seu blog,você é realmente uma blogueira que conta a história da moda,coisa muito difícil de se encontrar em blogs hoje em dia!
    Continue assim!
    Bjs,Amanda

    ResponderExcluir
  2. ooi Florence!
    Amei seu blog , muito fofo:)
    Estou senguindo !
    Adorei esse post sobre os anos 50, tudo de bom.
    Aliás... teu nome é lindo*--*
    Se puder visitar o meu, ficarei mto feliz!

    http://muffindicas.blogspot.com/

    Beijinhos da Muffin <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Florence! Genteee, que nome bapho. Escrevi um livro (que preferi deixar no arquivo do computador) onde uma das personagens principais chamava-se Florence *-* haha
    Enfim, também morro de saudades da década de 50.. ô tempo bom, né? A moda naquela época era lindaaa.
    Vi você lá no "as + estilosas"! Arrasou guria! Estou seguindo :)
    Beijos,
    http://alapassarela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Marilyn Monroe é o cara *-*
    Postagem muito bem organizada ta tudo lindo aqui gata... ^~^
    Beijo (F)

    http://garotaclara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Florence, amamos seu Blog!
    Parabéns linda, Sucesso =***
    Visite nosso blog:
    www.blog.cafecompimenta.com.br

    ResponderExcluir
  6. muito bom seu blog.

    visite meu blog:
    http://theclosetjuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei ter posto a Marilyn ali (sou louca por ela!) hahaha.
    e adorei o blog também! me diz uma coisa, vacaria fica perto da onde? (moro em porto alegre).
    Beijocas, http://modiscando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. AMEEEI SEU BLOG, PARABÉNS!!!!! To seguindo aqui, vai no meu tbm, e se gostar segue, ok?? =D bjos liinda

    marianalobaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vi você nas mais estilosas da Capricho, e ameeei o blog, principalmente esse post! Eu simplesmente amo tuuudo o que é vintage *---*

    Beijos,
    vou te seguir no meu blog...
    ficarei muito feliz se vc dér uma passadinha por lá tb! Aliás, meu último post foi um pouco sobre essa onda vintage!

    ;*

    www.coisasdemarri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, amo seu blog, queria saber se eu posso copiar essa postagem fazer algumas mudanças e postar no meu blog???aguardo resposta o mais breve possivel...
    www.isabellaavellar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. vou te seguir no meu blog...
    ficarei muito feliz se vc dér uma passadinha por lá tbm! Aliás, meu último post foi um pouco sobre o ensaio vintage da rihanna para a glamour americana!

    ResponderExcluir
  12. se vc quiser eu coloco créditos e ponho o link do seu blog

    ResponderExcluir
  13. Foi no "As mais estilosas" que te encontrei flor...xD

    ResponderExcluir