quarta-feira, 30 de março de 2011

Punk

Olá gente! Tudo bom com vocês? Bom, eu sou uma pessoa que gosto de muitas coisas e de diferentes estilos de roupas e músicas. Hoje vou falar de um movimento que mudou não só a moda, como o mundo: o Punk Rock!
O Punk rock é um movimento que surgiu em meados dos anos 70, que tinha como objetivo abordar idéias que eram contra o sistema, sendo anarquistas, revolucionários, músicos e com a filosofia que fugia dos padrãos de moda da época: "Faça você mesmo". 


O movimento começou a tomar forma no Reino Unido com uma célebre banda chamada Sex Pistols. Apesar de não terem sido a primeira banda punk rock do mundo, foi a primeira que tornou o movimento punk tão conhecido não só na Inglaterra, como em outros países. Malcolm McLaren foi um dos responsáveis pelo movimento punk ter se espalhado pelo Reino Unido. Em 1971, a história de McLaren começa a tomar um novo rumo, quando foi inaugurada a Let It Rock, a loja da nova geração. Em 73, a banda New York Dolls chamou a atenção do McLaren, que em seguida vira o empresário da banda.
Anos depois, McLaren decide que iria mudar o visual da banda com suas idéias inovadoras e atuais. Em Londres Malcolm, muda o nome da loja para SEX (sendo a porta de entrada para o movimento punk e para o mundo da moda), com a ajuda da estilista Vivienne Westwood. Que logo em seguido o nome da banda mudou para Sex Pistols.

A banda Sex Pistols

McLaren em frente a loja Sex
Depois dos Sex Pistols, outras bandas com o novo som que tinha como objetivo abalar o sistema, sugiram na nova era. O punk rock só aumentou daí pra frente, criando raízes no Reino Unido com o single "God save the queen" que era uma critíca a coroa. Foi uma epidemia de anarquismo, rebeldia, drogas, sexo e rock'n'roll. Que depois de anos a própria rainha declarou o punk uma caractéristica da Inglaterra.

O Punk depois da década de 80 pra cá mudou muito, mais sem perder as caractéristicas principais: Cabelos de cores fortes e cortes absurdos, roupas rasgadas com um aspecto sujo e de violência, muitas tachas, spike, couro, piercing, tatuagens, coturnos e maquiagem bem marcada.


E aí gente, gostaram da história do punk rock? se gostaram do post, comentem e falem o que acharam! Beijos ;*

2 comentários:

  1. Adorei, amo um punk rock.
    Mas esqueceu Ramones que foram os caras que possibilitaram o espaço pro punk de verdade. Sex Pistols foram os responsáveis pela proposta visual na Inglaterra, por ser um país tão conservador na época, e não pela expansão do movimento ( eles colaboraram muito, claro). ótimo blog.

    ResponderExcluir
  2. não vamos esquecer de um bom som também que é ótimo dos caras do MISFITS.
    achei muito bom esse blog, deixa claro o que é o movimento punk, que hoje em dia ao pronunciar a palavra PUNK muita gente se assusta porque as pessoas tem uma visão ruim da galera punk opiniões absurdas.
    PARABÉNS AE

    ResponderExcluir